Capitulo 1 - Cultura, Devoção e a Fé de um Povo | Um bate papo sobre Devoção Popular com a Professora Dra. Arlene Denise Bacarji
Arlene Denise Bacarji possuí graduação em Filosofia
pela Universidade Católica Dom Bosco (1991), Mestrado em Sociologia pela
Universidade Federal do Paraná (2000), Mestrado em Teologia pela PUC-RS e
Doutorado em Teologia pela PUC-RJ. No Centro Universitário Internacional
(UNINTER) atuou como tutora e professora do Curso de Teologia, na Faculdade
Canção Nova atuou como professora e coordenadora do Curso de Teologia, além de
uma brilhante carreira como docente, Arlene é autora da obra "A Impostura
no Ministério da Ordem", onde trata do porque pessoas com transtorno de
personalidade e perversões entram no Clero Católico, Arlene ainda escreve as
obras “A re-institucionalização da Igreja” que trata da Igreja como depósito de
sentido para a vida, e como evangelizar na cultura atual e “Um recado para o
Papa, a Igreja e a caverna de Platão”, onde sugere como resolver parte dos
problemas enfrentados pela Igreja em seu clero. Ela ainda ministrou e escreveu
ensaios e artigos sobre diferentes questões da Fé Católica, dentre eles a
Eclesiologia, Devoção Popular, Família, Juventude, Cultura, Sexualidade e a
Ordem Sacerdotal.
O Primeiro Capitulo da Obra Interativa "A
História da Fé de um Povo" trazemos uma entrevista exclusiva com a
Professora Dra. Arlene Denise Bacarji, ela de um modo muito especial nos conta
sobre essa luz que é a Devoção Popular, como essa devoção é um farol e um
alimento para religiosidade do povo católico e a influência dessa cultura
devocional na vida e na história de cada homem de boa vontade.
*
Arlene qual foi a influência da Igreja Católica na
formação cultural do Ocidente?
Teve influência na origem das universidades, na
divulgação da filosofia clássica e grega, na promoção das artes, e talvez até
mesmo na busca pela paz, pela democracia, pelos direitos dos povos, pois ao
contrário dos que muitos pensam, o cristianismo promove a paz, o direito e a
tolerância para com a diversidade cultural, étnica, racial e de todo tipo. Onde
o cristianismo não promove isso, é porque não é cristianismo e catolicismo de
verdade. Embora o ocidente teve suas décadas sombrias, como as duas grandes
guerras, o nazismo, o fascismo, e algumas ditaduras, podemos verificar o quanto
a ditadura, a violência contra a mulher, a guerra, ainda permanece em muitos países
não cristãos, se formos comparar com os países cristãos do ocidente hoje.
Podemos dizer que a cultura do Ocidente, em dois
milênios de catolicismo, foi caracterizada na conversão dos pagãos?
Olha, isso é muito complexo. Pois se por um lado, nos
três primeiros séculos de cristianismo essa era a busca e o objetivo, após esse
período, na cristandade com Constantino, passamos a ter uma realidade onde as
pessoas se tornavam cristãs por uma imposição do Estado praticamente ou para
inserção social, e já nessa época, cai essa distinção entre pagãos e cristãos,
pois com os passar dos séculos, todos vão se tornando cristãos. Hoje não temos
mais paganismo, mas temos o pluralismo que por lei deve ser respeitado, o
diálogo inter-religioso é algo que deve ser buscado e não podemos mais falar em
paganismo da mesma forma que os primeiros cristãos. A conversão das pessoas
caiu muito, devido ao mau testemunho dos cristãos e aos problemas da Igreja
Católica quanto a questões sérias de moralidade e comportamentos criminosos.
Infelizmente caminhamos para o resto de Israel. Quanto a conversão de pagãos,
não creio que hoje se possa falar nessa linguagem, ou a Igreja tenha essa
ideia. A Ideia é evangelizar as pessoas com os valores do Evangelho, a busca
pelo Reino, a nossa contribuição enquanto cristãos, para o Reino de Deus. Penso
que esse é o foco hoje da Igreja enquanto missão.
Qual a principal diferença entre profano e sagrado? No
que a fé católica e no que a fé popular nos ajuda a diferenciar e discernir o
que é profano e o que é sagrado?
Profano é tudo aquilo que faz parte do mundo e que não
é separado do mundo, que não é divino. Sagrado é aquilo que pertence a Deus e
ao Divino. E por isso é respeitado como sagrado.
A devoção popular começou nos primeiros séculos da
cristandade, já nas perseguições do Império Romano ou na Idade Média? Seria a
Idade Média o fortalecimento ou o início das devoções populares?
A devoção popular existe desde o inicio do
cristianismo, faz parte da divulgação, promoção e existência do cristianismo.
Existe uma linha que atribui as devoções populares à Idade Média, quando o povo
não tinha acesso ao cristianismo verdadeiro, então ficava nas devoções
populares, e por isso, alguns desprezam a religiosidade popular como se fosse
algo ruim, de quem não tem conhecimento ou não tem abertura a um conhecimento
mais profundo do cristianismo e do catolicismo.
No entanto, se não fossem as devoções populares, que
convertem e levam muita gente a um conhecimento mais profundo do cristianismo,
talvez a Igreja Católica estaria hoje vazia. Pois a linguagem dos padres nas
homilias quase sempre não atinge a população mais pobre, é uma linguagem muitas
vezes desconectada da vida das pessoas, do sofrimento delas, muitas vezes uma
linguagem intelectual de padres que fizeram mestrados e doutorados mas que
nunca viveram a pobreza e a miséria da vida dos pobres, não sabem o que é o
desemprego, a pobreza, a falta de acesso a saúde e a necessidade constante da
providência divina, que vem por meio também da intercessão dos santos, da fé
que existe na religiosidade popular. Tenho certeza de que se não fosse às
devoções marianas e de muitos outros grandes santos, a Igreja estaria hoje bem
vazia.
O que vem a ser a devoção popular?
As devoções populares são crenças, orações, criações
relacionadas a fé católica e práticas
que não fazem parte da liturgia oficial da Igreja (algumas acabam sendo
incorporadas), mas que são, a meu ver, na sua maioria (é claro que existem
algumas que são fantasiosas e supersticiosas), extremamente intuitivas e em
conexão na maioria das vezes, com o sensus fidei. Particularmente
respeito muito as devoções populares, pois além de poder conter nelas grande
intuição da fé e do sensus fidei, elas também ajudam muito as pessoas e
a fé das pessoas.
Arlene, numa área especial da Igreja, a pneumatologia,
estudamos de forma enfática a influência do Espírito Santo na História
Eclesiástica da Igreja. Muitas pessoas que fortalecem e fazem viva essa fé
popular, ou tem pouca escolaridade, ou não tem nenhuma, porém são essas pessoas
que valorizam tesouros da Fé Católica, como é o caso da récita do Ofício da
Imaculada Conceição. Para você, há uma influência do Espírito Santo nesses
fenômenos?
Creio que o Espírito Santo orienta sim muitas delas,
as mais sérias e mais interessantemente profundas e responsáveis, pois não tem
como haver tanta beleza, tanta profundidade, em muitas delas, que não seja de iluminação do Espírito Santo.
Inclusive esta que você citou do Oficio da Imaculada Conceição, é de uma beleza
que sem o Espírito santo, não creio que fosse possível.
No Brasil, a devoção popular é mais forte do que em
outros países?
Com certeza. Por diversos motivos. Primeiro porque é o
pais com população mais católica do mundo. Segundo porque a nossa história é
uma história de escravos, de escravização, de pessoas que não possuíam acesso
ao catolicismo oficial, de pessoas pobres, e que precisavam viver sua fé de
alguma forma... E por isso a religiosidade popular se alastrou muito pelo país
afora, além da colonização portuguesa que também tinha suas devoções populares.
Sabemos que devoções como os Foliões de Reis, a fé no
Divino e o Ofício da Imaculada tem influência direta da cultura portuguesa, mas
de que forma a Devoção popular de Portugal influenciou, e, de certa forma,
formou a Devoção Popular do Brasil?
É claro que essas devoções portuguesas iriam
influenciar, pois foram eles que vieram para o Brasil colonizar e logicamente
trariam toda a sua cultura e religiosidade da forma como era lá. Então creio
que foi um processo natural.
Qual a influência e a importância da devoção popular
na cultura de todo nosso país?
Creio que influencia mais a fé das pessoas do que a
própria cultura. Ou ainda, influencia a existência de uma cultura religiosa,
advinda dessas devoções. Pois muitas pessoas, iniciam sua fé por uma devoção e
a partir daquela devoção, de um milagre, ou de uma graça alcançada, elas
aprofundam sua fé e acabam sendo fiéis católicos comprometidos e atuantes.
A devoção popular é uma luz para o povo brasileiro?
Muitas pessoas que não tem muita fé, quando recebem
uma graça devido a uma devoção popular que a socorreu em meio a um momento difícil,
acabam por se comprometer muito com a fé católica de forma profunda. Também
creio que essas devoções são o que realmente não permitem que nossa Igreja se
esvazie hoje com tantos escândalos, maus testemunhos de pessoas que representam
a Igreja, maus comportamentos de cristãos leigos e leigas. Creio que a devoção
popular salva muito a Igreja e faz com que as pessoas possam perceber a Igreja
mistério, o acervo cultural e espiritual que a Igreja traz ao longo dos
séculos, e oferece a nós hoje, que embora, haja o mau testemunho de alguns,
ainda vale a pena ser católico. Pois a Igreja é feita de Santos e Santas, como
São Francisco de Assis, São Vicente de Paula, São José, Santo António de Pádua,
Nossa Senhora, e tantas centenas de santos que têm por inspiração a Santíssima
Trindade e por consequência um acervo imenso espiritual, cultural e intelectual
que nos traz o caminho da salvação, dentre eles, o mais importante que é a
Sagrada Escritura.
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